Luxemburgo. Metade dos trabalhadores portugueses não terminaram o liceu (2024)

Perto de metade dos trabalhadores portugueses do Luxemburgo que nasceram em Portugal não têm um diploma do ensino secundário. São precisamente 47,6%. Os dados, referentes a 2021, são agora publicados num estudo do Instituto Nacional de Estatística, Statec, sobre as qualificações dos residentes com atividade laboral.

Radio Latina 11 min. 17.05.2024

Atualidade em síntese 17 MAI 2024

Perto de metade dos trabalhadores portugueses do Luxemburgo que nasceram em Portugal não têm um diploma do ensino secundário. São precisamente 47,6%. Os dados, referentes a 2021, são agora publicados num estudo do Instituto Nacional de Estatística, Statec, sobre as qualificações dos residentes com atividade laboral.

Globalmente, mais de 101.000 trabalhadores residentes concluíram com sucesso o ensino secundário, sendo que os luxemburgueses representam a maioria (55,7%) face aos 44,3% dos trabalhadores que nasceram no estrangeiro.

O facto de quase metade dos portugueses nascidos em Portugal não terem concluído o ensino secundário, explica o resultado de um outro estudo realizado pela Câmara dos Assalariados que dá conta de que um quinto dos trabalhadores portugueses ganham o salário mínimo.

"Luxemburgo não tem futuro sem trabalhadores imigrantes" O Luxemburgo deve reconhecer melhor os trabalhadores que construíram e ainda constroem o país, como os portugueses que trabalham no setor da construção. Quem o diz é o presidente da LCGB, Patrick Dury, em entrevista à Rádio Latina, à margem do Dia do Trabalhador, que é assinalado esta quarta-feira.

Ainda sobre os trabalhadores portugueses do Luxemburgo que nasceram em Portugal, 13.471 concluíram o ensino secundário, 3.808 o primeiro ciclo do ensino universitário e 4.946 que percorreram o ensino universitário longo.

Sem surpresas, 70,4% da Administração Pública é composta por trabalhadores luxemburgueses que desempenham funções nas diferentes áreas da educação, da justiça ou ainda na saúde. Em contrapartida, é no setor da construção que conta mais estrangeiros, com uma percentagem de 81,7% de trabalhadores não-luxemburgueses, seguindo-se depois os setores do comércio e da restauração, ambos com 64,8% de trabalhadores estrangeiros.

LCGB e Déi Lénk contra privatização do sistema de pensões

O partido Déi Lénk e a central sindical LCGB estão contra o projeto de reforma do regime público de pensões, anunciado pela ministra da Saúde e da Segurança Social, Martine Deprez. As duas partes estiveram reunidas e referem em comunicado conjunto que a ideia de privatizar o sistema não vai melhorar o poder de compra dos atuais reformados nem melhorar a situação dos futuros reformados.

“Governo quer aumentar idade da reforma” Trabalhadores com menos poder de compra devido à inflação e a salários baixos, reformas com valores em queda e um novo Governo de direita, conservador (CSV) e liberal (DP) fazem antever tempos difíceis para a população. São declarações da presidente da central sindical, OGBL, Nora Back.

O nível da reserva de pensões era no final de 2022 de 24,5 mil milhões, ou seja, 4,29 vezes superior ao montante das despesas anuais. Por isso, o Déi Lénk e a LCBG defendem que existe uma margem de manobra mais do que suficiente para garantir a viabilidade financeira do regime público de seguro de pensões.

Para reforçar a sustentabilidade do sistema público, a LCGB e o Déi Lenk propõem o aumento das receitas do seguro de pensão, por exemplo, através da tributação a empresas com grandes lucros ou da reintrodução de contribuições para a segurança social sobre as horas extraordinárias.

Para manter uma vida decente dos reformados, as duas partes defendem ainda três medidas prioritárias. Por um lado, o aumento da pensão mínima acima do limiar de pobreza para permitir que todos os reformados tenham uma vida decente. Por outro lado, a manutenção do ajustamento das pensões e dos subsídios de fim de ano e, por fim, continuar com a idade legal de 65 anos para a reforma e o período de 480 meses para ter acesso à pensão de velhice antecipada.

Sindicatos dizem ser “intolerável” trabalhadores com salários congelados enquanto bancos têm lucros estratosféricos

As centrais sindicais OGBL, LCGB e ALEBA pedem mudanças no setor bancário. Em comunicado conjunto, os três sindicatos dizem que é “intolerável” os bancos continuarem a ter lucros estratosféricos, enquanto os salários dos trabalhadores estão estagnados e as horas extraordinárias aumentam.

ULC critica lucros recorde dos bancos luxemburgueses “à custa dos clientes” Lucros recordes à custa dos clientes. É desta forma que a União Luxemburguesa dos Consumidores (ULC) se pronuncia hoje sobre os benefícios que os bancos têm registado face à degradação dos serviços que propõem aos clientes.

O principal visado é a Associação dos Bancos e Banqueiros do Luxemburgo, que, segundo os sindicatos, não está a garantir condições de trabalho justas para todos. Para pôr fim a esta situação, em que os trabalhadores são colocados à margem do sucesso das empresas, as três partes defendem aumentos salariais e uma distribuição justa dos lucros.

Entre outras medidas, e tendo em conta que a digitalização poderá levar à eliminação de postos de trabalho, a OGBL, a LCGB e a ALEBA exigem uma maior proteção contra o despedimento sem justa causa, oportunidades de formação justas e um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

ULC reivindica manutenção do limite dos preços da energia

A União Luxemburguesa dos Consumidores (ULC) pede ao Governo que mantenha o teto máximo dos preços da energia. A reivindicação surge depois de o grupo Encevo – que produz e fornece energia através das empresas Enovos, Creos e Teseos – alertar para o aumento brutal dos preços da energia, que podem mais do que duplicar (60%), a partir de 2025.

O Governo já anunciou que iria abolir o teto máximo dos preços da energia no final deste ano, o que, segundo a ULC, vai pesar e muito nos orçamentos das famílias.

Com o aumento dos preços da energia subirá também logicamente a taxa de inflação, prejudicando o poder de compra dos consumidores, avisa a ULC, pedindo que o Governo mantenha os apoios. Para além disso, a ULC quer que o Executivo auxilie melhor as famílias com rendimentos baixos.

Elétrico até ao estádio. Testes começam esta sexta-feira

Arrancam esta sexta-feira os testes na nova linha do elétrico da cidade do Luxemburgo, que vai levar o ‘tram’ até ao Estádio Nacional, na Cloche d’Or. Já a inauguração da linha está marcada para o dia 7 de julho.

‘Tram’. Duas novas linhas até 2028 vão custar 90 milhões de euros ao Estado O Estado vai investir 90 milhões de euros na extensão do elétrico da cidade do Luxemburgo. Em causa estão duas novas linhas que deverão estar prontas até 2028.

A primeira viagem, nesta fase de testes, parte do Liceu de Bonnevoie às 8h desta sexta-feira (dia 17 de maio). O elétrico circulará a uma velocidade de 3 a 5 km/h para evitar algum eventual obstáculo na nova plataforma.

Depois de inaugura a nova linha até à Cloche d’Or, em julho, segue-se o Findel. A chegada ao aeroporto do Luxemburgo continua a estar prevista para o início de 2025. Note-se que no início deste ano o Parlamento deu também luz verde a outras extensões das linhas, até Kirchberg e Hollerich.

Há 1.128 portugueses inscritos para votar nas eleições europeias na capital

O prazo para a apresentação dos pedidos de voto por correspondência, para as eleições europeias de 9 de junho, terminou esta quarta-feira. Feitas as contas, a autarquia da cidade do Luxemburgo divulgou o número de pedidos de voto por correspondência e também o número de eleitores inscritos.

Taxa recorde. Estrangeiros inscritos para votar nas eleições europeias chegam aos 15% Até 15 de abril, inscreveram-se 3.780 novos estrangeiros para votar nas eleições europeias de 9 de junho.

Ao todo, há 35.303 eleitores luxemburgueses inscritos para votar na capital e 8.983 estrangeiros. Entre as dez nacionalidades estrangeiras mais representadas, os portugueses estão em terceiro lugar, com 1.128 eleitores inscritos, depois de 2.822 franceses e de 1.186 italianos.

Quanto ao voto por correspondência, 9.748 eleitores optaram pelo voto à distância: 8.498 vão fazê-lo a partir do Luxemburgo e 1.250 a partir do estrangeiro.

Funeral de jovem que morreu no mar em Portugal esta sexta-feira

O funeral de Débora Carvalho de Oliveira, que morreu afogada numa praia da Póvoa de Varzim, na segunda-feira, vai ter lugar esta sexta-feira.

A mãe da jovem de 26 anos refere numa publicação no Facebook, que o funeral será organizado às 16h30 (hora luxemburguesa) desta sexta-feira, em Matosinhos, no norte de Portugal.

A jovem de 26 anos terá morrido afogada na segunda-feira de manhã, depois de ter entrado na água numa praia da Póvoa de Varzim, quando estava com amigos.

Não temos permissão para mostrar este conteúdo.

Não deu o seu acordo para o conteúdo integrado proveniente de facebook. Clique aqui para alterar as suas preferências e volte a carregar a página. Dar o seu consentimento

Entretanto, por cá, os familiares e amigos deverão organizar um último adeus à jovem, na próxima segunda-feira, em Esch-sur-Alzette.

Alguns órgãos de comunicação do Luxemburgo e de Portugal citam uma outra publicação nas redes sociais, dando conta que será organizada uma marcha fúnebre, no parque Gaalgebierg, em Esch-sur-Alzette, pelas 15h e aberta a todas as pessoas.

Sul do Luxemburgo em alerta laranja devido a chuvas fortes

O sul do Luxemburgo está hoje sob aviso laranja devido à ocorrência de chuvas fortes. O aviso meteorológico entrou em vigor às 7h e vigora até às 7 horas de sábado.

O Meteolux prevê a ocorrência de aguaceiros fortes, sobretudo no sul do país, com totais de precipitação entre 51 e 65 litros por metro quadrado. O resto do país mantém-se em alerta amarelo.

Entretanto, a comuna da capital encerrou ao público o parque de Gasperich, devido às condições meteorológicas e pede à população que vive em zonas de risco para tomar precauções.

Corvos mortos em Bettembourg. Há suspeita de envenenamento

Vários corvos foram encontrados mortos esta semana no parque do castelo de Bettembourg. A Administração da Natureza e das Florestas enviou as carcaças dos corvos para o Laboratório de Medicina Veterinária com objetivo de apurar a causa da morte daquelas aves.

Avança em comunicado que não é a primeira vez que isto acontece. De há dois anos para cá, já foram encontrados vários corvos mortos naquela região.

Naquela altura as análises permitiram descartar doenças. Para além disso, não foi possível detetar substâncias tóxicas, mas foi retida a suspeita de intoxicação voluntária ou involuntária.

Detido em Portugal fugitivo procurado por burla no Luxemburgo

A Polícia Judiciária deteve em Lisboa um cidadão estrangeiro que era procurado no Luxemburgo por burla informática, branqueamento, furto qualificado e participação em organização criminosa, anunciou a força policial portuguesa.

O homem de 27 anos que fugiu do Luxemburgo foi detido na quarta-feira, e é suspeito de ter acedido, de forma fraudulenta, aos serviços bancários no Grão-Ducado e a dados de identificação de vários clientes, explica a Polícia Judiciária em comunicado.

A detenção surgiu depois da emissão de um mandado europeu pelas autoridades judiciárias do Luxemburgo em abril.

Detido suspeito de tráfico de droga em Dudelange

Um homem foi detido na quinta-feira à noite em Dudelange por suspeita de tráfico de estupefacientes. O homem foi apanhado em flagrante delito depois de uma patrulha da polícia ter observado os seus movimentos na rua des Champs. O suspeito dirigia-se a várias viaturas para entregar pacotes.

O suspeito e vários condutores foram revistados pelos policiais no local.

Sem revelar as quantidades apreendidas, a polícia diz hoje que os condutores tinham canábis em sua posse. Foram todos multados. Também aqui, a polícia omite o número de consumidores de canábis em causa.

Já o suspeito de tráfico foi alvo de buscas ao seu domicílio, onde, segundo a polícia, tinha uma “grande quantidade de dinheiro” e várias drogas, sem especificar quais.

O indivíduo foi detido, a pedido do Ministério Público.

Mais de 600 mil palestinianos abandonaram Rafah desde início da ofensiva israelita

Pelo menos 630 mil palestinianos abandonaram a cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, nos últimos 12 dias na sequência da ofensiva militar israelita, indicou hoje a agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA).

Israel intensificou os seus ataques contra Rafah durante os últimos dias.

Na cidade encontravam-se 1,4 milhões de pessoas antes do recrudescimento da ofensiva, na maioria deslocados de outras zonas do enclave palestiniano.

A ofensiva contra Rafah também implicou o controlo do lado palestiniano da passagem fronteiriça com o Egito, implicando a interrupção das operações de ajuda, o que intensificou a já grave crise humanitária no enclave devido à quase total ausência de fornecimentos após vários meses de guerra.

Gasolina 98 vai ficar mais barata

O preço da gasolina 98 sem chumbo vai descer a partir da meia-noite.

Este combustível vai baixar 1,7 cêntimos por litro e vai passar a ser vendido a 1,694 euros por litro.

Liga BGL. Penúltima jornada poderá ditar quem desce de divisão

A duas jornadas do fim da Liga BGL de futebol, não há ainda nenhum clube condenado à descida de divisão. No entanto, nesta penúltima ronda de jogos, disputada este sábado, é provável que haja algumas decisões.

Todos os jogos da 29.ª jornada vão ser disputados às 18h00, e incluem Käerjeng - Racing, Mondorf - Fola, Differdange - Wiltz, Dudelange - Niederkorn, Jeunesse - Rosport, Mersch - Titus Pétange, Strassen - Mondercange e Schifflange - Hesperange.

O Differdange já confirmou o título de campeão, mas no fundo da tabela, as equipas de Schifflange, Fola, Mersch, Mondercange e Käerjeng lutam para continuar a jogar na Liga BGL.

Benfica despede-se da I Liga de 2023/24 no estádio do Rio Ave

O Benfica, campeão cessante, disputa hoje o último jogo na época futebolística 2023/24, ao defrontar o Rio Ave na 34.ª e derradeira jornada da I Liga, com a certeza de terminar no segundo lugar.

Os ‘encarnados’ têm oito pontos de atraso em relação aos ‘leões’ e já não poderão evitar a passagem do testemunho ao rival lisboeta, enquanto o FC Porto, terceiro classificado, está ainda mais distante, a 10 pontos, pelo que o campeão da época passada se limitará a cumprir calendário no estádio do 10.º colocado.

O jogo entre Rio Ave e Benfica começa a disputar-se às 21:45 e é transmitido em direto na Rádio Latina, num simultâneo com a Antena 1.

Notícias relacionadas

Luxemburgo. Metade dos trabalhadores portugueses não terminaram o liceu (6)

Mais subsídios à habitação para mais famílias

Radio Latina por Manuela PEREIRA 11 min. 16.05.2024

Luxemburgo. Metade dos trabalhadores portugueses não terminaram o liceu (7)

Parlamento chumba moção pelo reconhecimento do Estado da Palestina

Radio Latina por Manuela PEREIRA 9 min. 15.05.2024

Luxemburgo. Metade dos trabalhadores portugueses não terminaram o liceu (8)

Um ferido em rixa com 100 pessoas em Differdange. Polícias ameaçados e insultados

Radio Latina 6 min. 14.05.2024

Luxemburgo. Metade dos trabalhadores portugueses não terminaram o liceu (9)

Recorde. Luxemburgo investe 2,6 mil milhões de euros na defesa

Radio Latina por Manuela PEREIRA 11 min. 13.05.2024

Luxemburgo. Metade dos trabalhadores portugueses não terminaram o liceu (10)

Passageiros evacuados e aviões em terra. Foi uma manhã caótica no aeroporto do Findel

Radio Latina por Susy MARTINS 5 min. 10.05.2024

Luxemburgo. Metade dos trabalhadores portugueses não terminaram o liceu (11)

Sufrágio universal no Luxemburgo celebra 105 anos

Radio Latina por Manuela PEREIRA 9 min. 08.05.2024

Luxemburgo. Metade dos trabalhadores portugueses não terminaram o liceu (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Terrell Hackett

Last Updated:

Views: 6009

Rating: 4.1 / 5 (72 voted)

Reviews: 87% of readers found this page helpful

Author information

Name: Terrell Hackett

Birthday: 1992-03-17

Address: Suite 453 459 Gibson Squares, East Adriane, AK 71925-5692

Phone: +21811810803470

Job: Chief Representative

Hobby: Board games, Rock climbing, Ghost hunting, Origami, Kabaddi, Mushroom hunting, Gaming

Introduction: My name is Terrell Hackett, I am a gleaming, brainy, courageous, helpful, healthy, cooperative, graceful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.